XVIII ENAPET

Recife — Pernambuco
Data:1 a 6 Outubro de 2013

Trabalhos

Normas

O principal objetivo do XVIII Encontro Nacional dos Grupos PET é a promoção da socialização dos Grupos PET do Brasil por meio de atividades e discussões de temáticas pertinentes à realidade e ao contexto nacional do Programa. Em torno dessa temática, diversas atividades serão desenvolvidas, sendo a apresentação de resumos expandidos um momento crucial neste processo de troca de experiências. Os resumos expandidos submetidos e aceitos pela Comissão Científica serão publicados nos Anais Eletrônicos do evento.

Para o XVIII ENAPET cada grupo PET poderá submeter até dois resumos expandidos, que devem ser encaminhados à Comissão Científica do evento, ficando a sua aceitação condicionada à adequação a todas as normas presentes neste documento e à relevância da temática para o evento. Os trabalhos enviados devem versar sobre atividades de ensino, pesquisa ou extensão que possuam preferencialmente resultados finais, sendo possível o aceite de trabalhos com resultados parciais (não serão considerados trabalhos que versem sobre projetos não implementados ou em fase inicial).


Como submeter

Os trabalhos submetidos devem seguir as seguintes regras:

1) Possuir o aval do tutor do grupo;
2) Possuir no máximo 4 (quatro) páginas, com 3 (três) destas dedicadas ao texto e a última dedicada a elementos visuais (tabelas, gráficos e imagens);
3) Estar em formato A4, com margens superior e esquerda de 2 cm e inferior e direita de 1,5 cm. O espaçamento simples entre linhas. Tabulação de 0,5 cm, alinhamento justificado e com hifenização. Não é necessário numerar as páginas;
4) O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman: título em tamanho 14, nome dos autores e sua vinculação em tamanho 8 (como nota de rodapé) e corpo do texto em tamanho 12;
5) Logo abaixo do título deve constar o nome dos autores do trabalho no formato, SOBRENOME, Primeiro Nome. Após o nome cada autor deve introduzir um indicativo numérico sobrescrito indicando o curso, o grupo PET e a Universidade aos quais está vinculado (ver modelo em .pdf ou em .doc). Para os casos de vinculações idênticas (mesmo grupo, curso e universidade) utilizar o mesmo índice numérico. A identificação do tutor deve ser feita de acordo com o modelo;
6) O trabalho deve ser dividido em Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências;
7) As referências devem seguir as regras da NBR 6023 e as citações as NBR 10520 e as tabelas as normas para apresentação tabular do IBGE;
8) Os trabalhos deverão ser classificados, no ato da submissão, de acordo com as áreas: exatas, humanas ou biológicas.

ATENÇÃO: Não haverá prazo para possíveis correções nos resumos enviados, logo estes devem ser submetidos já em formatação adequada e diagramação final. O descumprimento dessa regra implicará na não avaliação do resumo por parte da Comissão Avaliadora e sua rejeição automática.
A submissão será feita pelo Portal PET. Link para o o tutorial de submissão: Tutorial


Cronograma

* Submissão dos Resumos Expandidos - 01/08 a 01/09 (não teremos prorrogação)!
* Avaliação dos Resumos - 01/08 a 15/09
* Divulgação dos Resumos Aceitos para Apresentação em Pôster a partir de 16/09
* Apresentação dos Pôsteres 05/10

Áreas para Submissão dos Trabalhos:
Por questões didáticas/avaliativas os trabalhos serão divididos nas seguintes áreas: exatas, humanas e biológicas. Os trabalhos devem ser enviados tendo como base a atividade desenvolvida e não necessariamente a área na qual se classifica o curso vinculado ao PET (Ex: um trabalho na área de humanas desenvolvido por um PET de ciências exatas deve ser enviado para a área de humanas).
* Exatas - campo da ciência capaz de produzir expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testes de hipóteses, especialmente envolvendo predições e medições quantificáveis. Aplicável para trabalhos nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra.
* Humanas - tratam dos aspectos do ser humano como indivíduo e como ser social. Aplicável para trabalhos nas áreas de letras, ciências sociais e aplicadas, artes e ciências humanas.
* Biológicas - ciência que estuda todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano. Aplicável para trabalhos nas áreas biológicas, agrárias e da saúde.


Apresentação dos Pôsteres

Os pôsteres deverão ser autoexplicativos e conter o menor volume de texto possível, sendo permitido o uso de recursos visuais como figuras, fotos, tabelas, gráficos e quadros. A estrutura do pôster deve seguir as seguintes normas:

1) Altura de 1,20 m e largura de 0,90 cm;
2) Título em destaque no topo do trabalho;
3) Abaixo do título, nome dos autores, orientador e por último grupo PET e Universidade à qual os autores estão vinculados;
4) Incluir os seguintes itens: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Referências;

No dia da apresentação um dos autores deverá estar ao lado do pôster, para prestar esclarecimentos aos demais petianos e, também, para que possam ser avaliados pela Comissão Avaliadora.


Premiação

EM BREVE